Um menino de cinco anos faleceu na tarde desta sexta (22), no bairro Alto Cascavel, em Guarapuava, após sofrer uma parada cardíaca. De acordo com o médico do SAMU que atendeu o caso, Phelipe Rigo, a criança tinha uma doença genética rara chamada ‘Mucopolissacaridose’.
A doença hereditária é caracterizada pela falta de uma enzima no corpo, que digere um açúcar específico, o mucopolissacarídeo. Segundo o médico do SAMU, o menino Dionísio, já havia sido socorrido há pouco tempo pela equipe por ter sofrido de uma apneia, quando ficou 10 minutos sem respirar.
“O Corpo de Bombeiros e o SAMU de Guarapuava atenderam a ocorrência e tentaram reanimar o garoto durante 30 a 40 minutos, com ventilação e massagem cardíaca, mas Dionísio já não recuperou os sinais vitais”, relatou o médico.
De acordo com o médico Phelipe, o corpo do menino ficou em casa com os familiares para que eles prosseguissem com os procedimentos de sepultamento, já que devido ao histórico de saúde dele, a causa da morte foi interpretada como natural.