Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Crianças e adolescentes inclusos nos projetos da Secretaria de Assistência Social participam nesta semana da Escola da Vida. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Organização Cristã Mocidade para Cristo e segue até a sexta (28), em Guarapuava.
De acordo com a coordenadora do trabalho, Solange Martins de Lala, temas específicos estão sendo trabalhados. “Trabalhamos com sexualidade, drogas, auto-estima, relacionamento familiar e violência. Queremos mostrar para as crianças a maneira correta sobre como agir em determinadas situações”.
As 36 crianças participantes da Escola da Vida têm entre nove e 14 anos e são atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Boqueirão, Jardim das Américas, Morro Alto e Residencial 2000. Amanda Freitas tem 11 anos e participa do projeto pela primeira vez. “Hoje aprendi que tenho que respeitar meus pais, meus irmãos, as pessoas mais velhas, e que eu posso ajudar em casa com coisas simples, como arrumar minha cama, jogar o lixo e não deixar as coisas espalhadas pela casa. São coisas pequenas, mas que fazem a diferença”.
Assim como Amanda, João Pedro Rosa, de 10 anos, também mostrou que aprendeu muita coisa na palestra sobre relacionamento familiar. “Aprendi que devemos usar sempre algumas palavras como obrigado, por favor, com licença e quando fazemos coisas erradas temos que pedir desculpas”.
O oficina Escola da Vida termina na sexta feira (28) com show cultural, lanche e premiação para a melhor redação sobre as atividades realizadas durante a semana.