22/08/2023
Política

Crimes contra negras cresceu 54%

imagem-102383

Da Redação, com assessoria

Brasilia – A ministra Nilma Lino e a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, apresentam o Mapa da Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). A aprseentação será na manhã desta segunda feira (09), em Brasília.

Segundo a pesquisa, os homicídios contra mulheres negras aumentaram 54% em dez anos. O mapa revela ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros. Entre 1980 e 2013 foram vítimas de assassinato 106.093 mulheres, sendo 4.762 apenas em 2013. 

A divulgação da pesquisa integra a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ainda neste mês de novembro estão previstos o lançamento da campanha da ONU Una-se Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Dia Nacional da Consciência Negra e os 10 anos da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

A elaboração do mapa contou com apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).Local: Casa da ONU – Complexo Sérgio Vieira de Mello, Sala LCC, Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802, Brasília.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo