Cristina Esteche, com assessoria
A deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) anuncia a implantação do projeto piloto Prédio do Servidor no Paraná. A cidade escolhida para sediar a primeira unidade é Guarapuava. A notícia foi repassada à deputada pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion na manhã desta terça (30).
Inédito no Estado, o projeto prevê a construção de um residencial amplamente sustentável. O prédio terá quatro andares e contará com 48 apartamentos com elevadores. Com taxas de juros bem atrativas, a venda dos apartamentos será exclusiva para funcionários públicos e os financiamentos serão realizados com parcelas mensais de aproximadamente R$ 1 mil.
De acordo com Cristina Silvestri, o mais interessante é que o projeto determina estratégias para limitar o impacto ambiental do empreendimento como: ventilação cruzada, cores claras nos ambientes, modulação dos componentes da fachada, adequação às condições do terreno, captação da água de chuva, comando duplo para caixas de descarga, arejador de torneiras, painéis fotovoltaicos, sensores de presença, lâmpadas e luminárias mais eficientes, fotossensores nas luzes externas, medição individual do consumo de água, energia e gás, espécies nativas, paisagismo na fachada, coleta seletiva do lixo, bicicletário, materiais de construção certificados e aquecimento solar.
“Essa parceria entre o Governo do Estado e a Cohapar é exemplo de sustentabilidade que deve ser seguido por todos os municípios do Estado”, disse Cristina Silvestri.
Segundo o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, alguns detalhes estão sendo definidos com a prefeitura de Guarapuava e até o fim de julho será dado início às obras do Prédio Servidor.