Da Redação, com Assessoria da Alep
Curitiba – Ela está no primeiro mandato, mas não seria exagero afirmar que Cristina Silvestri (PPS) cresceu participando da vida pública. É bisneta de Romualdo Antônio Baraúna, que foi prefeito de Guarapuava, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná nos biênios de 1922/23 – 1924/25 –1928/29 – 1930/31; neta de Frederico Virmond de Lacerda Werneck, deputado federal Constituinte em 1934, e filha de um advogado que “fazia política por amor”, afirma Cristina. Além disso, é casada com Cezar Silvestri, que já foi deputado estadual, federal, secretário de Estado. “Eu sempre acompanhei o Cezar, em Curitiba, Brasília…Onde ele ia, lá estava eu do lado”, diz.
A mãe do atual prefeito de Guarapuava, na região central do Paraná, Cesar Silvestri Filho, de uma filha, e avó de três netos (o quarto está a caminho), revelou que acredita que esse é o seu momento na política. “Agora que meus filhos estão criados, meu marido desistiu de concorrer, posso me dedicar mais à minha região, sendo sua representante aqui na Assembleia”, declara.
Uma das principais bandeiras do mandato de Cristina Silvestri é o bem-estar das mulheres. “Estou muito feliz, porque acabei de intermediar junto ao Governo do Estado a contratação de uma delegada da Mulher para atuar em Guarapuava”, comemora.
Mas isso não é tudo. A parlamentar luta ainda pela igualdade entre homens e mulheres. Durante a entrevista, citou um estudo que apontou: se a mulher brasileira recebesse salários similares aos dos homens (elas ganham 25% menos, em média), em dez anos haveria um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 30%.
Cristina também lamentou a pouca representatividade feminina na política. Ela deu como exemplo a atual composição da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que tem apenas quatro parlamentares mulheres diante de 50 homens. Mas lembrou que a situação se repete em todas as esferas da política, em um país que tem 53% do eleitorado feminino. “Imagine se uníssemos a objetividade do homem com a sensibilidade da mulher, como teríamos projetos mais efetivos para defendermos o sexo feminino? ”.
SERVIÇO
A entrevista com a deputada Cristina Silvestri vai ao ar a partir desta quinta-feira (10), no site da Assembleia. Basta acessar a Rádio Assembleia. Ela também é enviada às rádios de todo o Paraná e representa mais uma das homenagens que a Assembleia presta às suas mulheres e a todas as paranaenses.