Cristina pede habilitação do laboratório da Unicentro para testes

Laboratório de Análises Clínicas possui equipamento para exames. Se habilitada, Unicentro poderá fazer quase 100 testes por dia

Cristina pede habilitação do laboratório da Unicentro para testes (Foto: Ascom/Gabinete parlamentar)

A deputada Cristina Silvestri encaminhou ao Governo do Estado o pedido para que o Laboratório-Escola do curso de Farmácia da Unicentro seja habilitado para testes da Covid-19. Conforme a parlamentar, hoje os testes estão sendo encaminhados ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Outros quatro laboratórios privados também estão habilitadoS pelo governo.

De acordo com Cristina Silvestri, o laboratório da Unicentro sediado em Guarapuava, tem capacidade para 100 exames por dia. “Essa habilitação nos traria mais agilidade no diagnóstico dos casos de coronavírus, sem a necessidade de mandar os exames para Curitiba ou outras cidades”.

Assim, a deputada observa que para a Região de Guarapuava, que possui mais de 500 mil habitantes, seria uma enorme conquista. Ela citou que a 5ª Regional de Saúde atende 20 municípios. De acordo com informações da Unicentro, a instituição conta com um equipamento apto a fazer os testes.

Além deste equipamento que já está pronto para os exames, a Unicentro possui um segundo aparelho, que pertence ao laboratório do curso de Biologia. A Instituição está testando para ver esse laboratório possui condições de também fazer os testes. Assim, segundo Cristina Silvestri, se a instituição conseguir colocar este segundo aparelho à disposição, sua capacidade de exames diários dobrará.

“Todos estão tentando ajudar como podem e no caso da Unicentro não é diferente. Temos uma instituição renomada, pronta para oferecer seus serviços à sociedade e ajudar no combate ao coronavírus. O diagnóstico rápido é essencial para o Estado intensificar seus esforços no atendimento clínico daqueles que estiverem doentes”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BALANÇO

Setembro mantém tendência de queda casos de covid-19 em Guarapuava

BOM SINAL

Números do Novo Caged refletem recuperação da economia

NEM É VERÃO

Temperaturas superiores a 30ºC devem ser registradas em Guarapuava

Comentários