22/08/2023
Guarapuava Política

Cristina propõe estadualização da Estrada do Guairacá

imagem-109348

Da Redação

Curitiba – A deputada Cristina Silvestri (PPS) oficializou ao governador do Paraná, Beto Richa, e ao diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal, a proposta para estadualização da estrada municipal Benedito de Paula Louro, em toda a sua extensão de 46 quilômetros.

A estrada é o principal meio de ligação entre a cidade de Guarapuava e o Salto São Francisco, passando pela sede do distrito de Guairacá, sítios e comunidades tradicionais ucranianas. Embora esteja sob jurisdição do Município, nos dois últimos governo Jaime Lerner (1995/1999 e 1999-2003) recebeu melhorias com a construção de pavimentação asfáltica com 3 metros de largura, para passagem de apenas um veículo. Era uma alternativa para levar asfalto à área rural de baixa circulação.

Cristina Silvestri salienta que, com o passar do tempo, o tráfego de veículo veio aumentando, especialmente por ser uma área de turismo, com o Salto São Francisco, que é o maior em queda livre (196 metros) do Sul do País. A estrada de asfalto tornou-se pequena para comportar o trânsito de colonos, moradores e turistas nos fins de semana, com riscos constantes de acidentes, que é ainda maior por ser passagem de grupos de ciclistas.

Para a Prefeitura fazer a manutenção, passou a ser um custo oneroso demais. E como o DER já vem fazendo esse trabalho, em parceria com o Município, a sugestão encontrada pela deputada Cristina Silvestri foi propor a estadualização – para que o Estado assuma definitivamente a estrada, pois dispõe de mais recursos, e passe a incluí-la em seus programas para ampliação e manutenção permanente.

"Nossa expectativa é de que o governo e o DER se sensibilizem com a ideia. Será mais uma contribuição para o fortalecimento das comunidades tradicionais e para o turismo ecológico", afirmou.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.