O anúncio feito pelo presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, sobre uma nova indústria de malte cervejeiro mereceu o destaque da deputada Cristina Silvestri. A Maltaria Campos Gerais será construída entre Ponta Grossa e Carambeí. De acordo com a parlamentar o investimento é de R$ 1,5 bilhão.
Conforme a deputada, ela participou do processo inicial entre as lideranças cooperativistas e o governador Ratinho Júnior. “Agora, sinto-me imensamente realizada por ver o anúncio oficial do presidente da Agrária, Jorge Karl, que já repercute em todo o meio empresarial do Paraná e do Brasil”.
O empreendimento é uma parceria entre as Cooperativas Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Frísia (Carambeí). Assim, a estimativa é de 1.000 empregos diretos e indiretos. Juntas, estas organizações faturam cerca de 16,5 bilhões por ano e têm uma influência social e econômica muito grande nas áreas em que atuam.
AGROMALTE
Desse modo, Cristina Silvestri lembrou que a Cooperativa Agrária já é proprietária da maior maltaria da América Latina, a Agromalte. Fica no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Entretanto, o novo investimento representa a expansão da atividade. “Trata-se de uma exemplar instituição cooperativista, que é modelo de organização rural no Brasil e no Exterior”.
De acordo com a deputada, a previsão é de que o empreendimento irá provocar o estímulo da cultura da cevada cervejeira no eixo do Paraná Central aos Campos Gerais. “Dessa forma, vai todos os municípios nestas vastas Regiões do Paraná”. Por fim, ela lembrou também que a Região de Guarapuava, também sentirá os impactos positivos. “Na nossa Região o plantio da cevada é avançado, com pesquisas consolidadas e novas cultivares em produção”.
Leia outras notícias no Portal RSN.