A deputada Cristina Silvestri (PP) tem se destacado como uma das grandes defensoras dos direitos das mulheres no Paraná. O trabalho na Assembleia Legislativa do Estado (Alep) tem sido essencial para criar e implementar políticas públicas que enfrentam a violência de gênero. Assim como promovem a proteção das mulheres e buscam mudanças estruturais em diversas áreas.
Essa atuação a levou como palestrante no cenário internacional. A participação dela no Fórum Internacional Mulher Mariposa, em Paris, surgiu como uma oportunidade de compartilhar as iniciativas bem-sucedidas do Paraná. Além de inspirar outras nações a adotarem políticas eficazes no enfrentamento da violência contra a mulher. A deputada Mabel Canto também se fez presente.
Como primeira Procuradora da Mulher da Alep, entre as ações mais marcantes, estão a criação de leis inovadoras. O Botão do Pânico é uma ferramenta de emergência que permite às vítimas de violência doméstica acionar a polícia rapidamente, garantindo uma resposta imediata. Já o Sinal Vermelho é uma iniciativa pensada para que mulheres em risco possam pedir ajuda discretamente em farmácias e outros estabelecimentos comerciais, criando uma rede de proteção mais acessível. São leis como essas que a deputada contou em Paris.
AGRESSORES
Já o Programa de Reeducação de Agressores é um exemplo claro desse esforço, promovendo a reflexão sobre os atos de violência e buscando mudanças no comportamento dos agressores. “Essa abordagem é fundamental para combater a violência de uma forma mais profunda e transformadora”.
Além das ações de combate à violência, Cristina tem se dedicado à promoção de políticas públicas voltadas à autonomia financeira das mulheres e à prevenção da violência obstétrica. São áreas essenciais para garantir a dignidade e os direitos das mulheres. A pobreza menstrual também tem sido uma das bandeiras da parlamentar. Trata-se de um problema que afeta muitas mulheres em situação de vulnerabilidade e que tem a raiz diretamente ligada à desigualdade de gênero.
Leia outras notícias no Portal RSN.