A deputada estadual Cristina Silvestri, que é procuradora da Mulher no Paraná, anunciou em outubro a campanha de arrecadação ‘Bolsas do Bem’. Assim, a parlamentar esteve em Guarapuava nesta sexta (1) para fazer um balanço sobre a ação. Somente em Guarapuava, a campanha arrecadou mais de 2.500 produtos de higiene pessoal e 200 bolsas usadas. Assim, os produtos serão usados para a montagem de kits que serão destinados a mulheres de todo o Paraná que fazem tratamentos contra o câncer.
Conforme a assessoria da deputada, as beneficiadas são pacientes que estão em Curitiba para o tratamento de câncer de mama. De acordo com Cristina, a arrecadação foi uma em parceria com a Associação Amigas da Mama (AAMA) e ocorreu em alusão ao Outubro Rosa. Os principais doadores foram os colaboradores do escritório regional da deputada em Guarapuava e das Secretarias Municipais.
Ainda não há um levantamento completo sobre quantas pessoas serão atendidas pela campanha neste ano. Entretanto, um levamento divulgado com os dados completos da campanha de 2018 informaram que mais de 5 mil mulheres foram beneficiadas com a ação.
BALANÇO
A deputada anunciou que ao todo os colaboradores arrecadaram mais de 2.500 itens. “A campanha superou nossas expectativas uma vez que foi limitada à doações de nossos colaboradores. Ver o quanto nossos colaboradores compraram a ideia de levar um pouco de alegria àquelas que já sofrem com os pesares da doença é muito gratificante”.
As doações são provenientes de doações de Guarapuava e dos distritos da Palmeirinha e do Guará, além dos municípios de Pinhão e Turvo. Ao se deparar com o montante de doações, Cristina se emocionou. “São coisas como estas que nos fazem acreditar que estamos no caminho correto”.
Assim, as doações reunidas em Guarapuava são uma pequena parte do montante que foi reunido em todo o Estado. “Ainda não temos a proporção de quantas mulheres serão beneficiadas, mas a entrega será na terça (5), e esse é sempre um momento de muita emoção”.
ITENS
Ao lançar a campanha a sugestão foi de que os itens doados fossem os seguintes: absorventes; aparelho de barba; creme dental; hidratante. Além de condicionador; desodorante; escova de dentes; fraldas geriátricas.
Além disso, fio dental; lenço umedecido; lenço descartável; papel higiênico; pentes; papel toalha para mãos. Também foram pedidos: sabonete líquido; sabonete em barra; shampoo e sutiã pós-mastectomia (tamanhos P, M, G e GG).
De acordo com a deputada os itens também superaram as expectativas. “O pessoal comprou nossa ideia, foram recebidos, cílios postiços, maquiagens, unhas postiças e outros itens de beleza, que ajudam as pacientes a recuperar a auto estima”.
Leia outras notícias no Portal RSN.