22/08/2023
Guarapuava Paraná Região Turismo

Cristina Silvestri quer instituir Caminho das Cachoeiras como rota turística

O trajeto fica nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, onde estão localizadas 14 cachoeiras e saltos

SALTO

Cristina Silvestri quer instituir Caminho das Cachoeiras como rota turística (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou o projeto de lei 477/2022, que institui o Caminho das Cachoeiras Centro-Sul/Sudeste como rota turística do Paraná. O trajeto fica nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, onde estão localizadas 14 cachoeiras e saltos.

Entre eles, o Salto São Francisco, que é o mais alto da Região sul do Brasil, com aproximadamente 196 metros de queda livre. Conforme a deputada, a proposição da proposta já ocorreu em sessão plenária. Em seguida, deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelas comissões temáticas antes de ser votada por todas as deputadas e deputados.

A criação desta rota vai incentivar passeios turísticos no estado e divulgar nossas belezas naturais, além de fomentar o desenvolvimento local e a preservação da natureza.

Fazem parte do Caminho das Cachoeiras os saltos São Francisco e dos Cavalheiros, as cachoeiras Salto das Pombas e Perehouski. Assim como os saltos São João, Sete, Barão do Rio Branco, Manduri (Salto Rickli) e as cachoeiras da Linha Mauricio, Jacutinga, Samambaia/Salto Monjolo. Além disso, os saltos São Sebastião, do Mlot, Gêmeos e as cachoeiras Águas da Laje e do Rio Turvo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.