A advogada Edni Arruda, de Guarapuava, viveu um momento especial na última segunda (4). É que paranaenses com trajetórias notáveis nas áreas em que atuam, receberam o Prêmio ‘Rosy de Macedo Pinheiro Lima’, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
De acordo com a deputada Cristina Silvestri, que propôs a homenagem à advogada, a premiação entra no segundo ano consecutivo na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8). “Reafirmamos o compromisso da Bancada Feminina com a valorização das mulheres e com a construção de um mundo com oportunidades iguais para todas nós”.
Ao todo, foram 10 homenageadas, cada uma escolhida por uma deputada. Edni de Andrade Arruda, conforme Cristina Silvestri, é uma guarapuavana pioneira: primeira advogada de Guarapuava, primeira presidente da OAB Guarapuava, primeira conselheira federal da OAB, primeira detentora da Medalha Vieira Netto e conselheira honorária vitalícia da OAB-PR.
“Mulheres como a Dra. Edni são fundamentais para abrir portas e pavimentar o caminho para as próximas gerações. É isso que queremos que esse prêmio represente: esperança e inspiração para todas as mulheres”.
O nome da premiação lembra a história da primeira deputada paranaense. Rosy de Macedo se elegeu em 1947. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada. Atualmente, a casa tem a maior bancada feminina da história.
Leia outras notícias no Portal RSN.