22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Cristina Silvestri repercute criação de programa do Procon Guarapuava

Procon lança programa para conter o superendividamento com ações que vão orientar e auxiliar o consumidor a retornar ao mercado

cris

Cristina participou de Congresso do Procon (Foto: Divulgação/assessoria parlamentar)

A deputada estadual Cristina Silvestri enalteceu a criação do Programa de Organização de Dívida e Educação Financeira (Pode). Criado pela coordenadora do Procon em  Guarapuava, Luana Esteche, o programa foi lançado no 1º Congresso de Direito do Consumidor e I Fórum Paranaense dos Procons, na semana passada.

De acordo com a parlamentar, com esse programa Guarapuava está dando um exemplo para o Paraná e ao Brasil. Conforme o Procon, os consumidores inscritos no programa receberão assessorias especializadas. O objetivo é a reorganização financeira dos superendividados.

O programa tem como finalidade evitar o superendividamento e devolver o poder de crédito ao consumidor. Nesse momento, no entanto, as atividades estão sendo estruturadas. Uma vez implantado, na primeira fase, a situação financeira do público alvo será checada. Essa iniciativa é para ver os aportes financeiros disponíveis mensalmente e a verificação de gastos.

Depois com o valor da dívida em mãos, o Procon chama o consumidor. Posteriormente, haverá uma audiência para negociação conjunta e global. Entretanto, durante esse processo, o consumidor que participa do programa terá que concluir um curso. O Procon vai disponibilizar as aulas sobre educação financeira.

“Vamos identificar as práticas que levam ao superendividamento e reorganizar as finanças, evitando assim, novas dívidas que comprometam o orçamento”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo