22/08/2023
Geral

Cuidados com a instalação do gás após compra de fogão

imagem-93490

Conteúdo exclsuivo para a RSN

Depois de abrir mão do fogão antigo e comprar um novo, mais moderno e eficiente, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o processo de instalação, afinal, por se tratar de um eletrodoméstico movido a gás todo cuidado é pouco, principalmente se o fogão for ligado com botijão e não com gás encanado.

O primeiro cuidado antes de iniciar a instalação deve ser com a parte elétrica. A tomada na qual o fogão será ligado deve estar em ótimo estado. Além disso, é recomendado não usar benjamim, extensão ou ligação improvisada na fiação. Quanto à rede elétrica, ela deve estar aterrada segundo a Norma Brasileira NBR 5410.

Para quem estiver comprando um fogão de 4 bocas, de piso (como esses), é fundamental manter uma distância de 10 cm da parede e dos objetos laterais para que o ar circule. Na parte de cima, das bocas, o melhor é deixar um espaço de 65 cm, permitindo que a tampa de vidro possa ser aberta livremente.

Outra medida que deve ser levada em consideração é a distância entre a mangueira e o forno, uma vez que a mangueira deve ter, no máximo, 1,25 m de comprimento. Após instalado, é importante checar se não há escapamento de gás: basta abrir o regulador de pressão e colocar um pouco de espuma de sabão nas conexões que foram instaladas. Se houver formação de bolhas, o registro deve ser fechado e a instalação refeita.

Medidas simples evitam o vazamento de gás, principal responsável por acidentes graves na cozinha, que podem acarretar em incêndios, explosões, queimaduras ou asfixia. Vale lembrar que, caso o vazamento persista mesmo com a correta instalação do botijão, é preciso contatar imediatamente a empresa que realizou a entrega do gás.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.