terça-feira, 15 de jul. de 2025
Em Alta Guarapuava Saúde

Casos de infarto aumentam 30% no inverno, diz cardiologista

Além das doenças cardiovasculares como infarto e AVC, as síndromes respiratórias também são mais comuns nessa estação de baixas temperaturas

Cuidados com a saúde devem ser redobrados durante o inverno (Imagem: Reprodução/Freepik)

O inverno chegou com tudo em Guarapuava e, a cada dia que passa, as temperaturas caem ainda mais. De acordo com o Simepar, a temperatura mínima no município nessa terça (24) foi de -2,8°C. Já na manhã desta quarta (25), a temperatura diminuiu ainda mais, atingindo -2,9°C. Dessa forma, o frio intenso também traz, além das paisagens bonitas e das comidas típicas do inverno, a necessidade de redobrar a atenção para doenças respiratórias e cardiovasculares.

Durante os dias mais frios, o corpo humano passa por adaptações para manter a temperatura, o que pode afetar o sistema imunológico e aumentar a incidência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, rinite, bronquite e crises de asma. Além disso, o ar seco e o hábito de manter portas e janelas fechadas favorecem a proliferação de vírus e bactérias.

Outro fator de atenção são as doenças cardiovasculares. Com a queda da temperatura, os vasos sanguíneos se contraem, o que pode elevar a pressão arterial e o risco de infarto e AVC. A pele também sofre os efeitos da estação, o ressecamento é comum e pode causar rachaduras e desconfortos.

CUIDADOS MÉDICOS

O médico cardiologista, Stefan Wolanski Negrão, alerta, “preciso chamar à atenção da população, nesse momento de frio extremo, sobre o aumento, de pelo menos, 30% nos casos de infarto. Temos que ressaltar a atenção de pessoas com doenças concomitantes com infarto, diabetes, pressão alta, colesterol alto e tabagismo”.

Ele reforçou a necessidade do cuidado e explicou quando é preciso procurar ajuda. “Se houver qualquer tipo de sintoma de dor no peito e irradiado para o braço esquerdo, às vezes para a mandíbula, falta de ar, cansaço extremo, procure o hospital para ser receber atendimento médico imediatamente”.

Para conseguir aproveitar o frio sem ficar doente é necessário usar roupas adequadas, protegendo bem extremidades como mãos, pés e orelhas. Além de manter-se hidratado, alimentar-se com alimentos ricos em vitaminas e evitar ambientes fechados por muito tempo.

Lavar as mãos com frequência, manter as vacinas em dia, utilizar umidificadores e evitar mudanças bruscas de temperatura, também são dicas para evitar ficar doente durante o inverno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.