22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Culinária guarapuavana ganha espaço na edição de livro da Abrasel

O livro 'Segredo dos Chefs – Brasil Sabor', da Abrasel, selecionou 14 receitas de Guarapuava para fazer parte dessa edição

livro

O livro ‘Segredo dos Chefs – Brasil Sabor’, da Abrasel, selecionou 14 receitas de Guarapuava para fazer parte dessa edição (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A riqueza da culinária guarapuavana começou a ganhar espaço no Brasil, a partir do lançamento da 15ª edição do livro ‘Segredo dos Chefs – Brasil Sabor’, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Dessa forma, de 101 receitas disponíveis no livro, 14 pertencem a Guarapuava, e foram selecionadas pela Abrasel. Além disso, outros restaurantes do Paraná também ganharam espaço no livro.

Para quem pegar o livro em mãos, poderá seguir as receitas para ter pratos deliciosos em casa, além de aproveitar o gostinho da culinária guarapuavana. Uma das receitas é o Lombo de Cordeiro Guarapuava com alhos e tomates confitados e purê de mandioca da terra. Fácil de fazer e fica uma delícia. Além disso, serve duas pessoas, perfeito para um jantar a dois né?

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Conforme a Secretaria de Comunicação de Guarapuava, o livro incentiva o turismo gastronômico do município. “Para a gente o importante é a divulgação desses locais numa publicação estadual, incentivando o turismo gastronômico”. O lançamento ocorreu em Curitiba essa semana. Além disso, contou com a presença do prefeito Celso Góes e da secretária de Turismo e Eventos Katriane Mila.

De acordo com Katriane, além da valorização local da culinária, também gera empregos. “Ficamos felizes em ter nossa culinária valorizada. Esse trabalho feito com carinho também e gera empregos. O livro ajuda a divulgar os nossos profissionais e fortalece o turismo gastronômico”.

PROJETO PARA JOVENS

Durante o lançamento, também teve uma aula inaugural da Faculdade Inspirar com o projeto social ‘Inspirar Gourmet’, que capacita gratuitamente jovens, com idade entre 18 e 28 anos, para atuarem na área da gastronomia. Por fim, segundo Katriane, a iniciativa serve como modelo para a execução de projetos nessa área em Guarapuava.

“Isso é fantástico! A ideia dos alunos saírem prontos para o mercado de trabalho cria muitas oportunidades, pois há uma carência muito grande de mão de obra. Isso faz a economia girar, o que é muito oportuno para o momento econômico que vivemos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo