22/08/2023



Cotidiano Paraná

Cultura abre nova fase de inscrição para programa de formação

Etapa é destinada aos municípios com saldo de vagas. Podem se inscrever dirigentes públicos de cultura, servidores, artistas e produtores culturais

normal_historia_arte

Cultura abre nova fase de inscrição para programa de formação (Foto: Seec)

Está aberta nova fase de inscrição para os cursos do Programa de Capacitação e Formação em Cultura com foco nos municípios que possuem saldo de vagas. Podem se inscrever dirigentes públicos de cultura e servidores ou cargos em comissão vinculados à área da cultura. Além disso, artistas e produtores/agentes culturais. As inscrições on-line estão abertas até 5 de junho.

De acordo com a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a distribuição de vagas nessa segunda etapa será inversamente proporcional à procura de vagas na primeira fase de inscrições. “Isso para universalizar o acesso a todos os municípios. Dessa forma, conseguimos garantir aos municípios que não tiveram inscrições, que tenham pelo menos uma vaga assegurada”.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, mais da metade das vagas foram preenchidas em 148 municípios na primeira etapa, de 5 a 11 de maio. Para esta fase há 1420 vagas em 251 cidades para os cursos de Introdução às políticas públicas culturais no Brasil (384 vagas); História da Arte: vanguardas europeias – século XX (526 vagas). E por fim, Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema (510 vagas). Confira as informações completas sobre cada curso aqui.

(Foto: Ina Plavans/Divulgação Seec)

SELEÇÃO

Após o credenciamento, o gestor municipal de cultura observará alguns critérios para validar as inscrições, como o perfil profissional do candidato. Se necessário, o dirigente poderá solicitar ao candidato o currículo ou portfólio para esta validação, além da ordem de inscrição no sistema (ranking de chegada).

Na sequência, o candidato recebe e-mail da equipe do programa informando o resultado da inscrição e também pode conferir pelo Sistema de Informação da Cultura (SIC.Cultura) com login e senha. Conforme a Cultura, os aprovados também recebem e-mail de confirmação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com orientações para iniciar o curso.

Entretanto, se o candidato selecionado e aprovado desistir de fazer o curso antes do início das aulas, é importante informar ao gestor municipal de cultura para que a vaga seja disponibilizada a outros interessados.

(Foto: Iakov Filimonov/Divulgação Seec)

REALIZAÇÃO

De acordo com a Agência Estadual, o Programa de Capacitação e Formação em Cultura é promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura. Tem parceria com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E ainda com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Diretoria de Assuntos Culturais.

SERVIÇO

Inscrições abertas para o Programa de Capacitação e Formação em Cultura
De 27 de maio até 23h59 de 5 de junho
Cursos: Introdução às políticas públicas culturais no Brasil; História da Arte: vanguardas europeias – século XX e Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema.

Municípios com vagas (251): Clique aqui
Inscrições: http://www.sic.cultura.pr.gov.br
Mais informações: http://www.cultura.pr.gov.br

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo