22/08/2023

Cultura cigana é pauta no Colégio Cesar Stange

imagem-68165

A cultura cigana chega ao Colégio Estadual Cesar Stange em Guarapuava durante a semana.  “Os assim chamados ciganos”, peça teatral de  Cláudio Iovanovitch, foi mostrada aos alunos nessa segunda feira (10). Ele é presidente da  APRECI ( Associação de Preservação da Cultura Cigana),  projeto que conta apoio da SEED (Secretaria Estadual de Educação).

A peça  conta a história dos povos Rom e Kalon desde a saída da Índia passando pela contribuição na formação do povo brasileiro. O trabalho cultural visa desmitificar lendas e estereótipos que estão no imaginário popular, de modo que essa etnia possa sair da invisibilidade social na busca de politicas públicas de inclusão na educação. De acordo com Claudio, o Brasil tem hoje mais de 600 mil ciganos itinerantes ou fixos com o índice de 90% de analfabetismo .

A peça de teatro foi apresentada aos alunos, professores, equipe pedagógica, agentes educacionais e direção do Cesar Stange a convite da pesquisadora da cultura cigana, a  pedagoga Gilce Francisca Primak Niquetti. Ela ministrou oficinas no I Seminário de Educação Escolar Cigana em 2013 em Curitiba  com o tema "Estudos sociais sobre a construção de uma proposta pedagógica para atender a diversidade das comunidades ciganas na Educação Básica do Paraná". Também a pedagoga Luz Mejias com um grupo de alunas,  apresentaram uma dança característica da etnia Rom.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo