Da Redação
Guarapuava – A cultura popular paranaense está na pauta do edital lançado nesta sexta (22), pela Secretaria de Estado da Cultura. É o Prêmio Arte Paraná – Terceira Edição, voltado para a cultura tradicional e popular. Com um investimento de R$ 390 mil, o concurso vai selecionar e premiar projetos de Fandango, Folias, Congada e Hip-Hop para circulação no Estado. Serão aproximadamente 26 apresentações em municípios com mais de 50 mil habitantes. O edital completo está disponível em www.cultura.pr.gov.br. As inscrições devem ser feitas até 6 de novembro de 2017.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, nossas expressões culturais tradicionais e populares são riquíssimas, mas ainda poucos as conhecem, até mesmo pela dificuldade de acesso a essas manifestações. “Este edital dedicado à cultura popular é justamente para atender esta demanda. Os paranaenses de diferentes regiões do Estado terão a oportunidade de apreciar e conhecer o fandango, as folias, a congada e o hip hop produzidos no Paraná”.
Segundo o secretário, o Prêmio atende as metas 11 e 12 do Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR), que correspondem, respectivamente, a apoiar e incentivar as manifestações da diversidade cultural, ampliando a oferta de programas que promovam e protejam as culturas populares e de povos tradicionais, em todos os municípios do Paraná e estimular e fomentar a preservação, a conservação, a restauração, a pesquisa e a difusão do patrimônio cultural (material e imaterial) em todos os municípios do Paraná.
As apresentações desta edição estão previstas para o período de 20 a 30 de novembro de 2017, todas com entrada gratuita.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado que tenham como atividade principal, em seu estatuto ou contrato social, ações artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Paraná. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.
SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
Serão selecionados e premiados até oito projetos – dois de Fandango, dois de Folias, dois de Congada e dois de Hip-Hop. Cada projeto selecionado deverá fazer de duas a cinco apresentações em diferentes macrorregiões do Paraná, sempre em municípios com mais de 50 mil habitantes. As cidades que receberão as apresentações devem ser diferentes da cidade do proponente.