Com 46 dos 54 votos, o deputado Alexandre Curi (PSD) tem o nome confirmado como novo presidente da Assembleia Legisltiva do Paraná (Alep). A eleição nesta segunda (11) busca dar segurança jurídica à eleição da Mesa. Isso porque a Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressou com uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a antecipação de eleições em várias Assembleias do país. Curi estava eleito desde agosto deste ano em eleição antecipada.
A ação proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) busca derrubar o artigo 13 do Regimento Interno da Alep. Assinada pelo procurador-geral, Paulo Gonet Branco, foi proposta no dia 29 de outubro. A PGR ingressou com mais de uma dezena de ações na Suprema Corte questionando a antecipação das eleições em várias Assembleias do país. Embora ainda não há qualquer decisão por parte do STF com relação ao Paraná, o Presidente Ademar Traiano (PSD) preferiu se antecipar e anular a eleição de agosto, promovendo outro pleito nesta segunda (11).
Assim sendo, a maioria dos deputados confirmou a mesma chapa. Ou seja, Flávia Francischini (vice-presidente), Delegado Jacovós (2º vice-presidente), Moacyr Fadel (3º vice-presidente), Gugu Bueno (1º secretário), Maria Victoria (2º secretária), Requião Filho (3º secretário), Alexandre Amaro (4º secretário) e Goura (5º secretário). O resultado saiu por volta das 16h de hoje (11).
Leia outras notícias no Portal RSN.