Da redação com assessoria
A Copa das Copas, como foi apresentada pela presidente Dilma Rousseff, promoveu a chegada de diversos estrangeiros durante os dias em que ocorreram o maior evento esportivo do planeta. E as buscas por imóveis nas cidades-sede da Copa do Mundo tiveram um aumento considerável nas pesquisas originadas por moradores de países que participaram do torneio.
Segundo levantamento realizado pelo portal imobiliáro VivaReal 25 dos 31 países que visitaram o Brasil tiveram aumento no número de buscas nos três primeiros meses do ano em comparação ao período anterior, quando as equipes ainda não haviam sido sorteadas nos grupos e não conheciam as sedes.
O México obteve a primeira colocação no ranking, com crescimento de 135%, maior variação entre os países da Copa e quase 6 mil buscas no portal imobiliário. Seguido pela Argélia com 133% de crescimento nas buscas, em comparação com o último trimestre de 2013.
Já os norte-americanos foram quem mais acessaram o portal no período, com 489 mil visitas e 4% de variação, ainda assim a menor entre os países da Copa do Mundo. Apesar da liderança dos Estados Unidos, dentre os cinco primeiros colocados em buscas quatro são europeus. Portugal, Itália, Inglaterra e França aparecem na sequência, todos com mais de 20 mil buscas.
De acordo com o Vice-Presidente de Marketing do VivaReal, Rodrigo Iannuzzi, o crescimento nas buscas de imóveis no Brasil, por estrangeiros, apenas reflete o momento vivido pelo país, visto por quem está fora. “Mesmo com a boa rede hoteleira que o país oferece, percebemos um aumento substancial dos ‘gringos’ procurando imóveis no Brasil. É um reflexo da atração que a Copa do Mundo exerce nos mais distintos povos do mundo e também serve de referência para analisarmos padrões de consumo e comportamento de pessoas que acompanham suas seleções em torneios deste tipo.”, afirmou Iannuzzi.
Entre as cidades brasileiras, Curitiba, Fortaleza e Recife foram as que apresentaram as maiores variações nas buscas por imóveis no período. Enquanto a capital paranaense viu as pesquisas subirem 39%, Fortaleza e Recife ampliaram em 20% e 11% as buscas respectivamente.
Segundo Iannuzzi, o evento esportivo, a longo prazo, proporcionará para algumas regiões efeito comum a cidades turísticas. “Curitiba, por exemplo, que não faz parte do roteiro turístico do Brasil deverá entrar no ‘radar’ dos estrangeiros após o trabalho apresentado na Copa do Mundo”, finaliza o VP de Marketing do VivaReal.
Apesar da Copa do Mundo ter sido essencial para que mais estrangeiros viessem ao país, esse número cresce a cada ano, fazendo com que o Brasil receba mais atenção do exterior, não somente para visitas, mas para compra e aluguel de imóveis. ‘Gringos’ que chegam para ficar!