22/08/2023
Educação

Curitiba e Guarapuava são premiadas pelo desempenho na 5ª Olimpíada de Matemática

imagem-11110

Paraná conquista troféu da Olimpíada pelo melhor desempenho entre os estados da Região Sul

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o troféu da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2009), por ter o melhor desempenho entre os estados da Região Sul. Os estudantes da rede pública estadual conquistaram 4 medalhas de ouro, 41 de prata e 62 de bronze. O Paraná também recebeu 2.366 premiações de menção honrosa, aproximadamente 8% do total de certificados entregues no país. Curitiba e Guarapuava receberam troféu pelo desempenho dos municípios.

Para a chefe Departamento de Educação Básica (DEB), Mary Lane Hutner, o resultado da Olimpíada de Matemática reflete as políticas educacionais desenvolvidas pela secretaria. “Em 2009, a secretaria imprimiu cadernos de questões para ajudar e incentivar os alunos a participarem da Olimpíada. Ao terem condições de participarem, os alunos se sentem desafiados e consequentemente estudam mais”.

Vinicius Miranda Silveira, aluno da escola Estadual Princesa Izabel, em Cianorte, conquistou a medalha de ouro no nível 2 (7ª e 8ª séries). “Foi uma surpresa, mesmo sendo esta a quarta medalha que eu ganhei”. O estudante já tinha conquistado outra medalha de ouro e mais duas de bronze em edições anteriores da OBMEP.

Desta forma, o aluno foi premiado também com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O que eu vejo no CNPq é complementar aos estudos da escola, não há muita diferença em relação ao conteúdo”, comenta Vinicius. “O que mais me fascina na Matemática é a sua exatidão. Não ter dúvidas quanto ao resultado”, conta o aluno. Ele revela também que auxilia os seus colegas de sala nos estudos da disciplina.

Os colégios estaduais Hugo Simas, Vicente Rijo, ambos de Londrina, e Castelo Branco, de Toledo, receberão um kit de material esportivo, bem como livros e vídeos para uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. Os colégios Sagrada Família (Campo Largo), Costa e Silva (Itaipulândia), Gastão Vidigal (Maringá), Souza Naves (Rolândia), Colégio da Polícia Militar (Curitiba) e Colégio Estadual do Paraná (Curitiba) receberão cada um troféu pelo desempenho em edições anteriores da OBMEP.

Em 2010, será organizada uma cerimônia de premiação para os medalhistas em Curitiba. As entregas das menções honrosas serão realizadas nos Núcleos Regionais de Educação.

O prazo de inscrições para a OBMEP/2010 será de 9 de fevereiro a 26 de março. A escola é responsável pela inscrição que será feita exclusivamente pela internet. No calendário escolar do ano que vem enviado às escolas já está oficializada a realização da primeira (8 de junho) e segunda (11 de setembro) fases da Olimpíada.

Fonte: AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.