Os moradores de Curitiba já podem contar com a tecnologia 5G no município. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem modelos 5G homologados para receber o sinal. Contudo, os sinais 2G, 3G e 4G seguem funcionando simultaneamente. Dessa forma, não precisa ter um aparelho compatível com o 5G parA continuar usando internet.
A nova tecnologia disponível promete facilitar a vida das pessoas não só nos celulares, mas também em diferentes áreas do dia a dia. Isso porque, o 5G pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps. Enquanto a média da velocidade 4G no Brasil entre as quatro maiores operadoras é de 17,1 megabits por segundo. Ou seja, o 5G tem uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.
Essa diferença diz respeito somente à velocidade. Mas o 5G também promete baixa latência, ou seja, um tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet. Por exemplo, aquele ‘delay’ que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que é falado.
Outra característica do 5G que difere das gerações de rede anteriores é que ele poderá lidar com muito mais dispositivos ligados ao mesmo tempo. A conexão também será mais confiável, pois um aparelho vai poder se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo.
VALOR
As operadoras geralmente não oferecem acesso exclusivo a um tipo de tecnologia de rede, mas cobram pela franquia de dados utilizada. As empresas, porém, ainda não definiram se haverá reajustes nos preços de pacotes de dados. Essas definições deverão acontecer conforme a tecnologia chegue a uma cidade.
Em Guarapuava, a tecnologia também deve chegar em breve. O lançamento ocorreu no dia 4 de agosto no bairro planejado Cidade dos Lagos. O município deve ter o primeiro bairro planejado do Brasil com a tecnologia. Na sequência, progressivamente, o sinal 5G será ampliado para todo o município. Por fim, para entender tudo que envolve essa nova tecnologia, basta acessar o Espaço 5G da Anatel.
Leia outras notícias no Portal RSN.