A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba voltou a recomendar o uso de máscaras para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas. A recomendação ocorre por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19.
Além disso, devido a pressão sentida pelo sistema de saúde com o aumento do atendimento por outras doenças respiratórias. Desse modo, a indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros.
Permanece ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local).
NÚMEROS
Assim, conforme as informações, a capital registrou aumento de 171% na média móvel de novos casos em relação há 14 dias, com 1.466 confirmações. A média móvel de casos ativos de covid-19 também registrou um aumento de 299% em relação ao período anterior, com 10.356 pessoas em fase de transmissão da doença.
A taxa de reprodução do vírus atualmente está em 1,42. Como está maior que 1, indica crescimento, pois, a cada 100 pessoas infectadas a transmissão pode ocorrer para outras 142. Por fim, a taxa de positividade dos testes de covid-19 também está em ascensão, com 29,7% em maio, contra 17,3% em abril.
PARANÁ
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesse sábado (21) houve mais 3.509 casos confirmados e 12 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas.
Por fim, os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 2.499.315 casos confirmados e 43.011 mortos pela doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.
(*Com informações do Bem Paraná)