O Sindicato Rural de Guarapuava, a Cooperativa Agrária, a Golden Tree Reflorestadora, a Santa Maria Papel e Celulose, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Fertilizantes Heringer e a Pitol Agroindústria promovem na próxima terça-feira (21), a partir das 8 horas, no anfiteatro do Sindicato Rural, o último módulo do Programa de Desenvolvimento Florestal. A prática será à tarde, em uma propriedade da Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, distante 25 quilômetros.
Desta vez, o tema será desbaste e colheita florestal, focando no uso múltiplo da floresta, maquinário e tecnologia de colheita disponível no mercado hoje para produção de lenha, tora, celulose e cavaco.
Nesta edição, o curso contará com a presença do engenheiro florestal Marcelo Santos Ambrogi, especialista em engenharia de processo e qualidade e em manejo florestal, é ex-gerente da Aracruz Celulose e sócio-proprietário da IMA gestão e análise florestal, que falará sobre gestão e análise florestal visando a otimização de recursos.
O instrutor do curso, Pedro Francio Filho, engenheiro agrônomo especialista em sistemas agrossilvipastoris, destaca que o objetivo é “mostrar quais as técnicas necessárias nessa etapa focando o aumento da produtividade florestal e o uso racional dos elementos do sistema agrossilvipastoril”.
O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Florestal lançado em maio de 2010 e visa fomentar a atividade florestal na região. “A procura intensa pelos cursos reflete a importância do assunto na região, visando a diversificação na propriedade rural”, completa o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.
Pode participar do curso produtores rurais, técnicos e acadêmicos. A inscrição pode ser feita na hora, mediante a doação de um pacote de fraldas descartáveis geriátricas (Campanha Produtor Solidário). Mais informações pelo telefone 42-3623-1115.