22/08/2023
Agronegócio

Curso da Campo Real colhe 280 sacas de soja e supera produção anterior

imagem-71348

Cerca de 280 sacas de soja e 40 toneladas de milho foram colhidas por acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Campo Real  na última safra em Guarapuava. O projeto coordenado pelo professor  e coordenador adjunto do curso, Pedro Reichert integrou as disciplinas de Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo, Culturas de Verão, Manejo de Solos, Entomologia e Fitopatologia, e os professores auxiliaram no processo de produção.

A cultura da soja foi plantada em uma área de cinco hectares e teve uma produção em torno de 280 sacas, superior as 210 sacas colhidas no ano passado, na Fazenda Experimental da instituição, localizada as margens da PR 170 Km 09.

De acordo com a Campo Real, as atividades de semeadura e colheita contaram com a colaboração dos parceiros Franz Milla e Winfred Leh (Fazenda Águas Belas), respectivamente.

Já na cultura do milho, a área de plantio totalizou quatro  hectares, com uma produção três vezes maior do que do ano passado. “Colhemos 40 toneladas de milho, totalizando cerca de 10 toneladas por hectare”, comemora o coordenador do curso Mateus Tagliani.

De acordo com o professor Pedro, a produtividade se manteve dentro do esperado, já que a área de cultivo vinha se mantendo somente com espécies forrageiras para o pastejo do gado. O professor ressalta ainda que nos próximos ciclos de cultivo essas produtividades devem ser superadas na medida em que haverá um manejo rotacionado de culturas nessas áreas, tanto no inverno como no verão.

Vários acadêmicos, do quarto ao nono períodos do curso, participaram da safra, tanto no auxílio a condução das lavouras com atividades pedagógicas e aulas práticas dentro das referidas disciplinas citadas acima, como com a instalação de diversos experimentos entre as culturas.

Márcio Milla, acadêmico do 9º período do curso de Engenharia Agronômica nasceu e se criou no campo e ao lado do pai, o agricultor Franz Milla, gere o negócio da família. Ele conta que a aptidão é fundamental para se absorver todo o conhecimento que o curso propicia. “Contamos com um quadro de professores altamente qualificados, sendo a maioria mestres e doutores, sem contar com a estrutura que nos permite vivenciar as práticas da forma mais aproximada da realidade que iremos encontrar, e encontramos no campo.”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.