22/08/2023



Agronegócio

Curso de casqueamento de equídeos inicia amanhã

imagem-47468

O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza a partir de amanhã (23) até o dia 26 de janeiro o curso “Trabalhador na Equideocultura – Avaliação de aprumos, casqueamento e ferrageamento equino” no chalé do Sindicato Rural, localizado no Parque de Exposições Lacerda Werneck (Rua do Escoteiro, 486 – Santana).

O treinamento tem como objetivo ensinar ao técnico, trabalhador ou produtor rural técnicas corretas para o casqueamento e ferrageamento de cascos baseadas na avaliação de aprumos do animal.

O aluno que participar do curso terá uma capacitação técnica de 32 horas com dois instrutores, Paulo Schwab Filho e Juliano Antunes de Silvano em que vão abordar conteúdos de forma teórica e prática entre eles: conhecimento sobre as ferramentas e peças anatômicas; identificação das partes que compõem o casco; regiões zootécnicas; contenção do animal; tipo de técnica e utilidade; segurança no trabalho e saúde, conforto do animal; limpeza dos cascos; avaliação de aprumos; aparação dos cascos; modelagem da ferradura; avaliação do resultado do trabalho. De acordo com Schwab, o diferencial do curso é que ele tem um caráter mais técnico que ensina ao aluno um pouco da anatomia do cavalo e a importância de se realizar a manutenção do casco para a saúde do animal.
Os pré-requisitos para realizar o treinamento é ter no mínimo 18 anos, ser alfabetizado e não ser portador de doença infectocontagiosa.

As vagas estão abertas para o curso para outras informações entrar em contato com Rose, pelo telefone (42) 3623-1115.

Os cursos do Senar são gratuitos, destinados a produtores, trabalhadores rurais e familiares. Interessados podem acessar o site com a programação dos cursos ofertados ou procurar o Sindicato Rural.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo