22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Curso desperta novo olhar sobre técnicas de construção sustentável

Curso reuniu participantes dos municípios de Pinhão, Turvo, Reserva do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Santo Ângelo e Passo Fundo (RS)

cursobioconstrucao-6

Participantes de municípios da Região, do Paraná e do RS fizeram o curso (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Educadores de escolas públicas e privadas, consultores agroecológicos, produtores orgânicos, comunicadores e estudantes participaram de um curso de bioconstrução, no sítio Pedacinho do Céu, em Guarapuava.

Durante três dias, o curso reuniu participantes dos municípios da Região, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Entre eles, Pinhão, Turvo, Reserva do Iguaçu, Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Santo Ângelo e Passo Fundo, os dois últimos do Rio Grande do Sul.

Curso de três dias apresentou técnicas de construção sustentável, à base de terra (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O objetivo foi despertar um novo olhar para a construção. Além disso, discutir formas de contribuição coletiva, a partir de técnicas de construção sustentável, à base de terra.

De acordo com a coordenadora do projeto Turismo Rural, Valéria Stocki, a diversidade de atrativos que existem no roteiro de turismo rural é o que contribui para seu crescimento.

“O modelo agroecológico está em alta, pois os turistas mais atentos. Eles [os turistas] buscam não só espaços bonitos, mas também lugares sustentáveis”.

Atividades envolveram ações práticas e teóricas sobre a técnica da bioconstrução (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Nesse sentido, conforme a coordenadora, o roteiro de turismo rural Caminho de São Francisco da Esperança, busca conciliar os eixos econômico, social e ambiental. As atividades envolveram ações práticas e teóricas sobre técnicas e princípios da bioconstrução.

O curso foi ministrado pelo professor da UniPermacultura (Universidade Alternativa de Permacultura, Bioconstrução e Ecovias), do Rio Grande do Sul, Clairton Jappa da Silva.

“A indústria da construção está entre as mais poluentes do mundo. E assim como na agricultura, é preciso encontrar formas sustentáveis e saudáveis de produção, para as pessoas e para o planeta”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

EXPERIÊNCIA

Por isso, o curso foi um motivador para os proprietários e produtores agroecológicos, Cássio Trovatto e Clarita Rickli. Com o aprendizado, eles pretendem seguir com a estruturação de um espaço que valorize o saber local e a produção de conhecimentos diversos.

“Foram dias de reflexões profundas. Portanto, não podemos deixar isso passar. É preciso aprofundar, avançar e colocar em prática no nosso contexto local”.

O curso superintensivo de bioconstrução foi uma iniciativa do Sítio Agroflorestal Pedacinho do Céu. Além disso, teve o apoio da Associação de Turismo Rural Caminho de São Francisco. E ainda da prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Unipermacultura (RS).

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.