22/08/2023
Agronegócio

Curso discute planejamento e implantação florestal em Candói

imagem-29754

O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Cooperativa Agrária, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Papel e Celulose, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fertilizantes Heringer e a Pitol Agroindústria, promoveram ontem, terça-feira (30), o curso de Planejamento e Implantação Florestal.

A teoria iniciou às 08h00, no auditório da Extensão de Base Candói do Sindicato Rural, ministrada pelo engenheiro agrônomo especialista em Sistema Agrossilvipastoril, Pedro Francio Filho. No período da tarde, os participantes realizaram a aplicação prática dos conceitos em uma propriedade rural a 10km da cidade.

O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Florestal, lançado em 2010 pelo Sindicato e empresas parceiras, e tem como objetivo fomentar a integração floresta-agricultura-pecuária, através de cursos e palestras voltados à comunidade rural da região.

A fase de planejamento é fundamental para o desenvolvimento da floresta. Segundo Francio Filho é no planejamento que se define a finalidade da floresta. “Depois disso é escolhida a muda adequada, adaptável ao clima, os espaçamentos entre árvores e possíveis consórcios com outras culturas”.

O programa possui três cursos. O próximo tema será condução e manejo florestal. No último módulo será abordado o desbaste e colheita florestal.

Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115 em Guarapuava ou (42) 3638-1721 em Candói.

Palestra

Pedro Francio Filho também ministrou palestra do Programa de Desenvolvimento Florestal para acadêmicos e professores do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) na segunda-feira (29).

Os principais pontos abordados foram o planejamento do sistema, a viabilidade financeira, condução florestal e exemplos regionais de aplicação do sistema de integração floresta-lavoura-pecuária.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.