Aperfeiçoar e capacitar a mão de obra no setor florestal por meio da mecanização é objetivo do 2º módulo do Programa de Desenvolvimento Florestal, promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava.
O curso será no dia 13 de junho, das 8h às 12h e da 13h às 17h30, na sede da entidade (Rua Afonso Botelho, 58, Trianon), com abordagem sobre “Mecanização florestal – ferramentas, máquinas e estratégias de otimização de mão de obra do plantio a colheita”, tema inédito no programa em Guarapuava.
Segundo o coordenador do programa e engenheiro agrônomo, especialista em silvicultura aplicada, Pedro Francio Filho, o tema é de extrema importância devido a uma demanda regional da atividade. “A ideia é trazer alternativas em operações florestais para aumentar a eficiência de trabalho no campo, diminuir riscos, e trazer ergonomia aos operadores.
Assim, pretendemos apresentar soluções para problemas relacionados à falta de mão-de-obra na região, além de aumentar o rendimento das operações”.
Dessa forma, Francio Filho destaca que algumas ferramentas desde o plantio, poda e colheita são importantes para que haja o desenvolvimento do ramo florestal.
“Precisamos suprir essa falta de pessoal capacitado utilizando ferramentas e máquinas mais eficientes, por exemplo, uma roçadeira motorizada, que equivale de quatro a cinco homens com uma foice”.
Neste módulo, ao lado do coordenador do programa, o engenheiro agrônomo e especialista em mecanização, Antônio Felipe D. dos Reis também vai ministrar o curso. A parte teórica da capacitação será no Sindicato Rural e a parte prática na área experimental de florestas da Unicentro – Cedeteg (Rua Simão Camargo Varela de Sá, 03).
O evento é gratuito e aberto ao público (mediante doação de 5 quilos de alimento não perecível ou roupas, calçados – Campanha Produtor Solidário). Interessados em participar devem se inscrever até dia 11 de junho pelo telefone (42) 3623- 1115.
Os parceiros do Sindicato Rural na realização do Programa de Desenvolvimento Florestal são: Boutin, Cooperativa Agrária, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Cia de Papel e Celulose, Syngenta, Unicentro, Viveiros Pitol e Zico Motosserras.