Da Redação, com assessoria
Os acadêmicos do Social e Educação Física da Faculdade Guairacá participaram de uma palestra com o Prof. Doutor José Ronaldo Mendonça Fassheber. O evento foi realizado nessa segunda feira (09).
O professor, que é antropólogo e educador físico, falou sobre a representação do que é ser homem na sociedade. Para ele, o tema é de grande relevância, pois a violência praticada é majoritariamente desenvolvida por um tipo masculino de ser ‘macho’ que fere e mata tanto mulheres como homens (com orientação sexual homo, hetero ou bissexual).
A palestra trouxe ainda uma abordagem que versa sobre o alto índice de homicídios entre homens de 18 a 25 anos, o que reflete um tipo de padrão de masculinidade que está tirando da nossa sociedade a possibilidade de ter jovens cursando uma faculdade e desenvolvendo projetos de vida.
Segundo o coordenador do Colegiado de Serviço Social, professor André Alves Pereira, a palestra contribuiu para a compreensão das violências praticadas contra as mulheres e que se fundamentam em um machismo e um preconceito infundado na suposta dominação do homem sobre a mulher. “O tema das masculinidades permite que os acadêmicos compreendam que na sociedade em que vivemos essa questão é muito presente. Tanto os estudantes de Serviço Social como de Educação Física são agentes de cidadania por isso a palestra foi importante”.