Cursos preparatórios capacitam o Corpo de Bombeiros do Paraná. Por meio de atividades como uma busca que exige mergulhos em locais profundos, salvamento em áreas remotas ou em montanhas, resgate a pessoas soterradas. Estes são alguns exemplos de situações extremas que exigem uma atuação especializada do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a assessoria de comunicação do Paraná, os profissionais passam por treinamentos especiais. Tais cursos, os preparam para agir de forma rápida e eficiente sempre que precisam atender situações complexas, muito além do combate a incêndios.
Além disso, deu como exemplo a ação dos bombeiros paranaenses que foram destacados para ajudar nas buscas de vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. Além de peritos e profissionais da Defesa Civil, a equipe também contou militares com formação no curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).
Este é um exemplo de formação específica dos bombeiros paranaenses. A capitã Rafaela Diotalevi, chefe da comunicação social da corporação, explicou que as instruções de nivelamento são constantes. Além disso, são feitas por toda a tropa para aperfeiçoar o atendimento do dia a dia.
“Já os cursos especiais são oferecidos esporadicamente e abertos para participação de bombeiros de todo o Estado, que passam por um concurso interno para fazer a formação”, explica Rafaela. De acordo com ela, a especialização também é critério para avanço na carreira.
DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
Ainda de acordo com a assessoria, cada curso desses exige estrutura específica. Além de ambientes variados e dedicação exclusiva do bombeiro durante o período de formação. Os cursos podem durar de duas semanas até quatro meses ininterruptos. Além do BREC, o Corpo de Bombeiros do Paraná já ofereceu especializações de Mergulhador Autônomo; Socorro em Regiões de Montanha e Áreas Remotas; e de Negociador, e estuda oferecer também uma especialização para Operações com Cães.
O major Daniel Lorenzetto, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (GOST) e um dos instrutores dos cursos, explica que todas as ocorrências dos Bombeiros demandam algum tipo de especialização. “A gente atua em ambientes de difícil acesso, com riscos elevados para o operador. Por isso é importante capacitar o efetivo para que ele não entre em uma situação para a qual não tenha um conhecimento prévio, para que ele não se torne mais uma vítima ou não seja eficiente no salvamento”, afirma.
ESCOLA
Por sim, a assessoria destacou que para ampliar as qualificações, a Corporação está construindo uma Escola de Bombeiros. A unidade será localizada na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O local terá estruturas adequadas para abrigar as diferentes formações oferecidas pelo Corpo de Bombeiros. Enquanto isso, os cursos especiais continuam preparando os profissionais para atuar quando necessário.