Uma parceria firmada entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Gestão do Paraná, vai ofertar cursos de capacitação na modalidade a distância a partir desta semana. Os primeiros cursos disponíveis são nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental.
Assim, o IAT, vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, identificou um grande número de dúvidas dos cidadãos sobre a navegação nos sistemas do órgão para a emissão das licenças ambientais e das outorgas de recursos hídricos.
Antes, essas informações eram repassadas via reuniões on-line com limite de 100 pessoas. Agora, não têm limite de participantes e passam a ser oficiais pela Escola de Gestão do Paraná. A participação é gratuita.
A chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles de Souza, destacou que o serviço de atendimento ao usuário identificou que a maior dúvida da população é como navegar nos sistemas e essa parceria vem para ajudar.
Desse modo, nos cursos, o cidadão aprende a acessar os sistemas, fazer o cadastro, quais requisitos são necessários para solicitar uma licença ao órgão, entre outros temas. Assim, a Escola de Gestão do Paraná oferece apoio com pedagogos e a metodologia das aulas.
O IAT já trabalha para aumentar a quantidade de cursos ofertados na plataforma oficial de cursos do Governo do Paraná.
A ideia é publicar uma variedade de cursos para os públicos interno e externo. Um outro projeto prevê a criação de capacitações de conceitos para municípios, como o que é outorga e para que serve, por exemplo.
Desse modo, o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, explica que essa parceria vem ao encontro da política do órgão de passar por constantes evoluções para oferecer o melhor atendimento aos cidadãos.
“É fundamental para levar a mensagem à sociedade paranaense, em especial aos empreendedores do Estado, de como eles devem proceder para acessar os sistemas. Além de tirar o maior proveito possível, com agilidade e segurança, nos processos de outorga e licenciamento. Essas ferramentas são essenciais para o desenvolvimento do Estado do Paraná”.
Leia outras notícias no Portal RSN.