22/08/2023
Economia

Custo da construção civil desacelera em agosto

Agência Brasil

O custo da construção registrou taxa de 0,19% em agosto, uma queda de 0,61 pontos percentuais em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o índice variou 5,76% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada foi 7,09%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

O índice que mede o custo de materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,15%. No mês anterior, a taxa havia sido 0,45%. A mão de obra apresentou variação de 0,23%. No mês anterior, a variação registrada foi 1,11%.

Apenas materiais e equipamentos tiveram variação de 0,16%. No mês anterior, a taxa havia sido 0,52%. A parcela relativa a serviços passou de uma taxa de 0,18%, em julho, para 0,12%, em agosto. Nesse grupo, destaca-se a desaceleração do subgrupo projetos, cuja variação passou de 0,43% para 0,05%.

Entre as capitais brasileiras, cinco apresentaram desaceleração em suas taxas: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Em contrapartida, Salvador e Recife registraram aceleração.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.