22/08/2023



Economia

Custo do frete rodoviário sobe o triplo da inflação em cinco anos

O custo do frete rodoviário de cargas, responsável pelo transporte de 65% de todas as mercadorias do país, dobrou nos últimos cinco anos. A alta, de mais de 100% nos gastos, supera em três vezes a inflação oficial do período, que ficou em 31% no índice acumulado de 2009 até o final de 2013. Além de prejudicar as empresas do setor, o aumento também acaba pesando no bolso do consumidor final.

De acordo com uma estimativa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), há um déficit de 100 mil caminhoneiros no Brasil. No Paraná, a estimativa é de que faltem cerca de 5 mil motoristas profissionais. Na tentativa de diminuir essa diferença, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar) está importando caminhoneiros colombianos para trabalharem nas empresas locais.

No país vizinho, o cenário é exatamente o oposto: com o excesso de profissionais para a atividade, milhares de motoristas estão desempregados há meses. “A ideia é aliar os interesses. Sabemos que não vamos solucionar o problema, mas é uma forma de tentar diminuir essa dificuldade do mercado”, afirma o presidente do sindicato, Gilberto Cantú. Até o momento, 20 profissionais colombianos vieram para o estado.

A ideia surgiu num intercâmbio de um dirigente do sindicato dos transportadores da Colômbia no Brasil. “Eles têm uma situação muito diferente da nossa e, ao mesmo tempo, é um povo que tem uma facilidade maior para se adaptar por conta da língua e de uma legislação de trânsito parecida”, explica Cantú.

Até o momento, cerca de 250 currículos de colombianos já foram enviados ao Paraná. Os motoristas são selecionados e passam por um treinamento de adaptação às normas de trânsito do Brasil. Em média, os salários no Brasil são 50% maiores e os direitos e condições de trabalho são mais favoráveis por aqui. “A ideia é trazer mais gente nos próximos meses. Até o momento, o resultado tem sido bastante positivo”, comemora o presidente do Setcepar.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo