Os apenados da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG/UP) atuam na manutenção do Hospital São Vicente em Guarapuava. Eles atuam em serviços de reparos estruturais e elétricos da instituição. Atualmente, a PEG/UP conta com 29 empresas parceiras que empregam 270 custodiados em canteiros externos.
Cada apenado recebe um salário mínimo, sendo que 25% do valor destinado ao Fundo Penitenciário Estadual. Dessa forma, os valores podem cobrir as despesas de custódia. Do valor restante, 80% pode ser direcionado para um familiar e o restante fica retido em uma conta única do Estado. Ao fim do cumprimento da pena, o custodiado tem recursos para recomeçar a vida em liberdade.
PROCESSO
A PEG/UP teve a fundação em 25 de setembro de 2018 pelo decreto 11.169. De acordo com as informações, a unidade se destaca pelo modelo humanizado de custódia e ressocialização. Focada na reintegração social de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s), a unidade combina trabalho, estudo e capacitação para oferecer novas oportunidades a quem está em fase final de cumprimento de pena.
Para acessar a unidade, os custodiados passam por rigorosa seleção técnica multidisciplinar, avaliando critérios como o histórico de delitos e o interesse em trabalhar e estudar. A unidade oferece cursos profissionalizantes, autoajuda, atividades culturais e
parcerias com instituições como Senac, Sena e organizações de ensino teológico.
A PEG/UP tem o foco em ampliar as oportunidades de reinserção e beneficiar a comunidade. A unidade está firmando parcerias para utilizar a mão de obra qualificada dos PPLs em projetos sociais. Confira os benefícios dessa iniciativa:
- Laborterapia: Desenvolvimento de senso de responsabilidade e pertencimento.
- Qualificação Profissional: Habilidades técnicas que facilitam a reintegração ao mercado de trabalho.
- Remição de Pena: Incentivo ao engajamento em atividades produtivas.
- Valorização Pessoal: Resgate da autoestima e da dignidade.
- Saúde Mental: Rotina mais saudável e produtiva, reduzindo o ócio e o estresse.
- Contribuição Social: Impacto direto no bem-estar da comunidade, reforçando assim o papel dos custodiados como agentes de mudança.
Leia outras notícias no Portal RSN.