22/08/2023


Geral

Dados do Ministério da Saúde mostram que Guarapuava cumpre exigências de saúde

Da Redação

Mais de 99,2% das crianças e gestantes beneficiárias do Bolsa Família, que foram acompanhadas durante o primeiro semestre deste ano, cumpriram as condicionalidades de saúde do programa. Em Guarapuava, segundo dados do Ministério da Saúde, das 9.252 famílias cadastradas, 7.758 estão sendo acompanhadas, o equivalente a 83,9%. Das 5.021 crianças inscritas no programa, 5.017 (99,9%) estão com a vacinação em dia e das 71 gestantes inscritas, todas estão com o pré-natal em dia.

Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), registrou dados de 8,9 milhões de famílias, número que representa 73,9% do total com perfil para acompanhamento. “Os números mostram que de fato as famílias estão tendo acesso ao serviço básico de saúde. As condicionalidades reforçam esse direito àqueles que são historicamente excluídos”, destaca Rodrigo Lofrano, coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS.

Acesse aqui os resultados em cada município 

De acordo com o Ministério da Saúde, o acompanhamento de saúde é feito a cada seis meses e é um compromisso das famílias que integram o programa e do poder público para ampliar o acesso dos beneficiários a direitos sociais básicos. Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesados, medidos e ter o calendário de vacinação atualizado. Mulheres entre 14 e 44 anos ou que estejam grávidas também devem ser assistidas.

Extrato 

A partir desta terça-feira (18), quando começa o novo período de pagamento do Bolsa Família, mais de 10 milhões de famílias receberão mensagens no extrato de saque informando sobre o início do acompanhamento de saúde no segundo semestre. “As equipes de saúde já estão mobilizadas para fazer o registro das informações”, explica Lofrano. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo