22/08/2023

D´Alessandro, o prefeito e o cavalo de Guarapuava

Por – Marcio Fernandes * – Guarapuava bem que poderia ter seu D´Alessandro para gerir a coisa pública. Aos 28 minutos do segundo tempo do jogo Internacional 1 x 0 São Paulo (na quarta, 28/07), o meia argentino, em um momento lindo, colocou a bola por dentre as pernas de Rodrigo Souto, um volante tosco do time paulista. Driblado, Rodrigo Souto saiu do lance completamente perdido, olhando para todos os lados, tentando encontrar D´Alessandro e a bola, como quem pergunta aos companheiros de clube ´Fui tão perna de pau assim neste lance?´. Guarapuava não tem um D´Alessandro, jogador talentoso, criativo, decisivo. Guarapuava tem é um Rodrigo Souto.
Mas por falar em Argentina, ao caminhar pela capital portenha dia desses, deparei-me com uma estátua de desenho franciscano – de um soldado e seu cavalo, na avenida Presidente Figueroa Alcorta, em frente a um quartel da Polícia Montada. É não é que o tamanho do animal estava devidamente proporcional ao do militar? Por um instante, lembrei do também tosco monumento em homenagem a Diogo Pinto Azevedo Portugal, aquele em que Diogo é retratado como nanico e, o cavalo, como uma figura de proporções monstruosas. Achei engraçada a lembrança e continuei a caminhada.
Pois ia tranquilamente pela Presidente Alcorta quando, no cruzamento com a avenida Sarmiento, avistei outro monumento, de tamanho bem maior do que aquele da Polícia Montada. Era uma homenagem a José Justo Urquiza, presidente argentino no século 19. Tirei fotos, de vários ângulos. Mais tarde no hotel, olhando agora as imagens, notei que a composição ´homem-animal´ era graciosamente simétrica. E não é que lembrei de Guarapuava de novo, daquela obra pública mandada erguer pelo prefeito no cruzamento das avenidas Manoel Ribas e Sebastião de Camargo Ribas?
Momento seguinte à esta recordação, pensei que, em um destes instantes de crise na cidade em que o prefeito some, bem que ele poderia reaparecer em Buenos Aires, para conferir in loco estes dois locais, para aprender sobre proporcionalidade. Ao final do passeio, eventualmente cansado da caminhada, ele poderia prosseguir mais alguns metros pela Presidente Alcorta, em direção ao parque que abriga o Planetário Galileu Galilei. Lá, igualmente poderia verificar de pertinho como é ofertar à população um espaço de lazer aos domingos, lotadíssimo mas sem adolescentes fumando crack à luz do dia. Quem sabe o chefe do Executivo de Guarapuava pudesse retornar mais D´Alessandro e menos Rodrigo Souto.

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.