O empresário David Gonçalves, da Accert, voltou à prisão nesta quinta (8), em Guarapuava. A prisão preventiva ocorreu no fim da manhã na casa de um irmão dele no bairro Bonsucesso. O mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Esta é a segunda vez que David é preso como desdobramento da Operação Damna, desencadeada em 14 de dezembro de 2021. Nessa operação, outros empresários, Kelvyn e Valdecir Baltokoski, filho e pai, também foram presos.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), todos cometeram crimes de fraude financeira e lavagem de dinheiro. Entretanto, em 14 de abril deste ano, Kelvyn e Valdecir deixaram a cadeia por força de ‘habeas corpus’ do TJ. Todavia, em 26 de agosto, o filho retornou à prisão, após revogação do mesmo HC. Valdecir continua em liberdade.
Enquanto isso, nas idas e vindas de Kelvyn, David ficou 102 dias preso. Mas um ‘Habeas Corpus’ também o colocou em liberdade no dia 25 de março deste ano. Tão logo deixou a cadeia o empresário concedeu entrevista ao Portal RSN. Conforme informações, normalmente quando ocorre uma nova prisão, como no caso de David, é porque houve fato novo que motiva o retorno à cadeia.
Ainda segundo informações levantadas pelo portal, ambos devem permanecer com restrição de liberdade até o fim dos processos pendentes.
Leia outras notícias no Portal RSN.