22/08/2023
Educação Guarapuava

DCEs são contra a possibilidade de aulas a distância na Unicentro

Reitoria diz que atende orientações superiores e lança pesquisa, mas diretórios discordam do método e temem que o ensino EaD continue após a quarentena

unicentro-guarapuava

Unicentro, campus Santa Cruz em Guarapuava (Foto: arquivo/RSN)

O debate anunciado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sobre a possibilidade de aulas não presenciais não agradou os diretórios centrais dos estudantes. Assim, o ensino EaD seria feito enquanto houver o distanciamento social.

Embora possibilidade ainda esteja na fase de consultas, tanto junto aos conselhos superiores quanto aos acadêmicos, a reação contrária aponta falhas. De acordo com os DCE’s de Guarapuava e Irati, a consulta não contempla o próprio objetivo do questionário, que possui como uma de suas perguntas o seguinte item: “Você possui internet na sua casa (ou onde mora)”?

Conforme a observação, durante a quarentena, boa parte da população está em casa. Portanto, as pessoas que não possuírem internet não podem nem mesmo responder ao formulário.

Isso mostra claramente que o próprio processo de substituição do ensino presencial é, por sua vez, excludente. 

Segundo dados da Anatel, o acesso à internet banda larga fixa na Região de Guarapuava e Irati atinge pouco mais de 46% da população. “Isso significa que mais da metade da população dessa Região ou utiliza internet móvel ou nem mesmo possui acesso a tal. Apostar na substituição das aulas presenciais por aulas online é desconsiderar a enorme desigualdade de acesso aos meios necessários para o EaD”.

Assim, outro item é pontuado pelos DCEs.

Várias estudantes que são mães e donas de casa, na quarentena tem um aumento significativo de suas tarefas domésticas e cuidado das crianças, implicando em menos tempo e menos qualidade em seus estudos.

Conforme a avaliação dos estudantes, a ferramenta do EaD deve ser utilizada como apoio a este processo, e não ser colocada como ferramenta principal. Assim, o que os diretórios temem é a implementação de disciplinas on-line e aulas a distância mesmo após a normalização das aulas.

Entretanto, para o reitor da Unicentro, a possibilidade atende as determinações e recomendações em relação às medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Conforme o reitor, a Unicentro está analisando a legislação e as regulamentações que dizem respeito a aulas não presenciais. O objetivo é discutir junto aos conselhos superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Administração (CAD), com reunião conjunta prevista para a próxima semana.

Segundo o reitor da Unicentro, Fabio Hernandes, há preocupação com a situação acadêmica dos alunos (aulas, calendário, formaturas etc.). Por isso, elaborou a pesquisa para conhecer a opinião e a condição do estudante sobre possíveis encaminhamentos de atividades não presenciais.

Queremos uma universidade participativa. Por isso, optamos por algo pioneiro na história da Unicentro, pedindo a opinião dos alunos em algo que envolve diretamente a eles. As respostas dos estudantes irão amparar os debates em nossos conselhos superiores.

COMO PARTICIPAR DA PESQUISA

Para participar, o aluno deve acessar a pesquisa (acesse aqui), preencher o número do Registro Acadêmico (RA) e em seguida responder as perguntas.

Para os estudantes que ainda não retiraram o RA, basta entrar em contato com a Divisão de Apoio Acadêmico (Diap) do seu campus que o número será enviado por e-mail. Os endereços eletrônicos das Diap’s são os seguintes:

Santa Cruz: [email protected]

Cedeteg: [email protected]

Irati: [email protected]

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.