Por Cristina Esteche
Ele passou parte da adolescência catando lixo reciclável até que foi acolhido por um projeto social que o tornou engraxate. Com o passar do tempo, estudou, entrou na militância política estudantil cgenado a ser preseidente de Grêmio Estudantil, foi diretor da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, entre outras agremiações. Se tornou vereador pelo PC do B em 2012 com mais de quatro mil votos em Ponta Grossa e hoje Aliel Machado é o mais novo presidente de Câmara de Vereadores do País entre as cidades com ais de 100 mil habitantes.
Candidato a deputado federal, Aliel esteve na redação da Rede Sul de Notícias para dizer que busca votos em Guarapuava e outras cidades fora de Ponta Grossa porque não possui "projetos personalistas. Só vou lembrar das cidades onde estive presente, onde conheci as demandas".
Com apoio de movimentos sociais, sindicatos e da juventude, o candidato propõe uma nova maneira de fazer política. "Quero mostrar à população que é possível fazer as coisas aproximando o povo do mandato, decidindo no coletivo. A minha história prova que é muito possível".
Ainda em Guarapuava, o candidato reuniu-se com o reitor Aldo Bonna, da Unicentro e visitou algumas empresas para falar com trabalhadores, expondo suas ideias e propostas caso seja eleito deputado federal.