22/08/2023



Política

De Jauri a Requião, Carli tenta de tudo para eleger o filho caçula

O apoio de Fernando Ribas Carli ao ex-governador Roberto Requião pode ser explicado pela trajetória política que o prefeito de Guarapuava vem desenhando desde a fase pré-eleitoral.
Para viabilizar a candidatura de seu filho mais novo, Carli primeiro criou uma “dobradinha” com o apresentador e animador Jauri Gomes como candidato a deputado federal. Gomes já tinha percorrido vários municípios da Região quando soube, por vias transversas, que seu nome não seria confirmado na convenção.
A situação de desconforto chegou a um tal limite, forçando Jauri Gomes e sua esposa, a também apresentadora Mônica Cordova, a pedir demissão da Rádio 92 FM (pertencente à Família Carli). Durante anos, Jauri e Mônica foram usados por Carli em suas campanhas políticas.
Para substituir Jauri, Carli lançou uma “arma secreta”, o vice-prefeito Jorge Massaro. Médico, líder religioso e com uma imagem respeitada em amplos segmentos sociais, Massaro sempre foi trazido por Carli à luz dos acontecimentos políticos nos momentos de crise. Assim aconteceu, por exemplo, quando Fernando Carli se ausentou da Prefeitura durante a recuperação de seu filho primogênito, o ex-deputado estadual Fernando Carli Filho, envolvido num grave acidente em Curitiba.
Massaro não sobreviveu por muito tempo. Para respaldar a candidatura de Bernardo, o vice-prefeito teria de ter potencial político, principalmente depois de todos os acontecimentos que envolveram o nome do prefeito.
O problema é que, pela forma como sempre foi tratado na Administração Carlista, Jorge Massaro não teria a mínima condição de ter projeção política. Além de ser preterido politicamente, o vice nunca teve representação administrativa. No site oficial da Prefeitura, por exemplo, Massaro é apresentado apenas com uma foto, sem currículo, sem nenhuma outra referência.

PARAQUEDISTAS
Ao decapitar a candidatura de Massaro, Carli estava gestando outra estratégia: “liberar” os vereadores do seu grupo para apoiarem candidatos a deputados federais de outras cidades, em dobradinha com o filho mais novo. Massaro foi defenestrado para que os “paraquedistas” pudessem entrar.
A aproximação com Requião acontece agora, a poucos dias das eleições. E não por acaso. Entre os “paraquedistas” trazidos por Carli, está o sobrinho de Requião, João Arruda. Além disso, Carli deu sinal verde, há muito tempo, para que dois vereadores, Élcio Melhem e Fernando da Maçã (licenciado e estrategicamente colocado na presidência da Surg), fizessem campanha aberta a favor de Osmar Dias.
Bernardo Carli é candidato do PSDB, partido do candidato a governador Beto Richa, que esteve em Guarapuava pouco tempo atrás, sendo recepcionado por Carli em praça pública. Para apoiar Requião, Carli deixou no abandono pelo menos um dos candidatos ao Senado aliados de Beto: Gustavo Fruet, que até então era elogiado por Carli, ou Ricardo Barros, que é do mesmo partido que o prefeito (PP).
Se todo esse “transformismo” vai resultar em votos para o caçula do prefeito, só as urnas no dia 3 de outubro poderão dizer. Quem perde e ganha com isso, aí é outra história.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo