Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Restam poucos dias úteis para o fim do prazo para a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). O Sindicato Rural de Guarapuava alerta que se você é pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título; um dos condôminos (quando o imóvel pertencer a várias pessoas) ou inventariante, em nome do espólio (enquanto não for concluída a partilha) e ainda não fez a sua declaração, deve correr.
O prazo termina dia 29 de setembro e quem não fizer a declaração, pode sofrer possíveis multas e bloqueios em documentação. Se não estiver com a declaração atualizada, o produtor não terá acesso a documentos da propriedade, como a Certidão Negativa, indispensável para registrar a compra ou venda da propriedade e para conseguir financiamento bancário. A entrega da declaração do ITR após o prazo também implica em multa de 1,0% ao mês sobre o total do imposto.
O imposto não precisa ser pago quando a propriedade é uma pequena gleba rural, com tamanho inferior a 30 hectares. Porém, o proprietário não pode ter outro imóvel rural ou urbano, terreno rural de instituições sem fins lucrativos de educação e de assistência social. O isento do ITR, deve declarar o terreno rural junto a Receita Federal somente se mesmo sofreu alterações de um ano para o outro. Por exemplo, no caso da compra ou venda de áreas, mas que ainda não extrapole o limite de 30 hectares.
MAIS DE 400
O Sindicato Rural de Guarapuava e as extensões de Candói e Cantagalo prestam o serviço para sócios e não sócios. Até o momento, já foram feitas 417 declarações de ITR 2017. Proprietário rural, Valdir Alves não perdeu tempo e fez a sua declaração antes da última semana, evitando transtornos. Ele aprovou o serviço do Sindicato. “Eu faço o ITR desde 2000, faz alguns anos que faço aqui no Sindicato. O ITR é importante para eu não tomar multa e pra cuidar da minha terra também”, completou.
Para outras informações sobre como fazer a Declaração do ITR 2017, o Sindicato Rural fica na Rua Afonso Botelho, 58, no Trianon ou ligue para (42) 3623-1115, falar com Rose ou Rafael.