sexta-feira, 4 de jul. de 2025
Cotidiano Em Alta Paraná

Decreto declara situação de emergência em função da estiagem no PR

O decreto permite maior agilidade na resposta, com dispensa de licitação para contratação de bens, serviços e obras emergenciais

Decreto declara situação de emergência em função da estiagem no PR (Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN)

Apesar das chuvas que ocorreram em algumas Regiões do Paraná nos últimos dias, o Estado enfrenta desde dezembro de 2024 um período prolongado de estiagem, com chuvas abaixo da média e reservatórios em queda. A situação preocupa autoridades e já afeta o abastecimento de água e a produção agrícola em diversas áreas, especialmente no Centro, Sudoeste e Oeste.

Dessa forma, para ampliar a capacidade de resposta e prevenir impactos mais graves, o governador do Paraná assinou nessa quinta (22) o Decreto 10.047/2025 que declara Situação de Emergência em todo o território paranaense. O documento mobiliza todos os órgãos estaduais, sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para atuarem em ações de resposta, reabilitação e reconstrução dos cenários afetados.

A medida tem caráter preventivo e permite maior agilidade na resposta ao desastre. Além de dispensa de licitação para contratação de bens, serviços e obras emergenciais, desde que concluídas em até 180 dias. O cenário de seca vem sendo monitorado desde o final de 2024. Em abril deste ano, o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Simepar, já apontava aumento da seca moderada nas Regiões Sudoeste e extremo Oeste.

A situação se agravou com a persistência de chuvas abaixo da média, principalmente nas Regiões de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

ALERTA

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) acompanha continuamente a situação dos mananciais e reforça o apelo pelo uso racional da água. A Sanepar orienta que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. Algumas atitudes simples ajudam a preservar esse recurso essencial. Por exemplo, reduzir o tempo de banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça.

Além disso, aproveitar a água da chuva para tarefas como regar plantas e lavar calçadas, tratar adequadamente a água de piscinas para evitar trocas frequentes. Por fim,  consertar imediatamente vazamentos em torneiras, chuveiros ou encanamentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.