A partir desta quinta (7), estabelecimentos de gêneros alimentícios de Guarapuava, como restaurantes, panificadoras, sorveterias, food trucks, bares, entre outros poderão atender ao público. Porém, precisarão aderir ao Programa Empresarial de Prevenção e Cuidado lançado no decreto nº 7904, em vigor desde 25 de abril.
A determinação segue o decreto nº 7925 que permite a abertura desses estabelecimentos de segunda a domingo, das 6h às 22h, com fechamento para entrada de pessoas a partir das 21h. A venda de bebidas alcoólicas pode ocorrer somente até 21h30.
Entre as normativas de segurança e prevenção exigidas para a abertura desses locais, está a lotação de 50% da capacidade do local. Também o distanciamento mínimo de dois metros entre cada mesa. Além disso, exigência do uso da máscara para funcionários e clientes, controle de filas e disponibilização de álcool em gel em balcões.
Nesses estabelecimentos estão proibidos shows ou música ao vivo, uso de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e salas de jogos. A entrada de clientes integrantes de grupos de risco (idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de 12 anos) nesses locais está proibida.
BUFFET
Conforme o decreto, o sistema buffet também está autorizado, seguindo algumas exigências específicas como uso obrigatório de máscara e luva descartável pelos clientes durante o manuseio dos talheres compartilhados.
Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, a empresa fica obrigada a fornecer as luvas, disponibilização de talheres em embalagens individuais e cobertura dos alimentos no buffet com protetores salivares com fechamentos laterais e frontal.
FLORICULTURAS
Por fim, de modo excepcional, está permitida neste sábado (9), a abertura e atendimento de comércio especializado em flores, das 6h ao meio-dia.
Leia outras notícias no Portal RSN.