Faz pelo menos seis dias que Guarapuava não sabe o que é ter sol e céu azul. Isso porque a chuva que não cessa, está ‘regando’ a cidade e já somou 63 milímetros só nesta quinta (2). E a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), é que a chuva só dê uma trégua a partir das 17h. Nesses momentos, quem acaba mais prejudicado, são as famílias que moram em áreas de risco, sujeitas a pontos de alagamentos.
Por isso, duas equipes da Defesa Civil de Guarapuava estão atuando na rua de pelo menos quatro bairros. Conforme as informações, a defesa recebeu cinco chamados nos bairros Jardim das Américas, Paz e Bem, Xarquinho e no Residencial 2000.
Inclusive, no Xarquinho, uma família de sete pessoas aceitou sair da residência. Desse modo, a defesa os encaminhou para o Albergue com a entrega de roupas e atendimento da equipe de assistentes sociais.
A Prefeitura de Guarapuava também informou outra situação em que uma família estava ilhada no bairro Jardim das Américas. Assim, a Defesa Civil está fazendo os encaminhamentos necessários.
Mas por enquanto, a equipe está atuando com ação preventiva e fornecendo orientações. Nos casos em que as famílias enfrentam situações mais críticas, o Corpo de Bombeiros também é acionado. Além disso, os bombeiros atenderam uma família durante a madrugada. Eles entregaram lonas no quartel.
ESTRADA EMBAIXO D’ ÁGUA
Além do prejuízo às famílias, as chuvas também estão prejudicando os negócios. Um produtor rural de morangos de Guarapuava teve que adiar as entregas, porque a água invadiu a estrada do Guabiroba. Vejas a situação no vídeo abaixo.
Por fim, quem precisar de ajuda, pode acionar a Defesa Civil. Os números para contato são o 193 (Bombeiros) ou 9 9808-9831/9 9813-3269 (Equipe de plantão).
Leia outras notícias no Portal RSN.