22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Defesa Civil atualiza cadastro de famílias que moram em áreas de risco

Famílias que moram próximas de rios e de ocupação irregular, terão o cadastro atualizado. Ação passará por diversos bairros da cidade

Defesa-Civil

Famílias que moram próximas de rios e de ocupação irregular, terão o cadastro atualizado (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Defesa Civil começou a atualização de cadastro de famílias que vivem em áreas de risco em Guarapuava. Entre elas, as áreas próximas de rios e de preservação com ocupação irregular. A ação teve início nessa segunda (23), no bairro Vila Bela. Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, com a atualização a Defesa Civil pode enviar alertas em casos de vendavais, chuvas fortes, riscos de alagamento e inundação.

De acordo com Helen Maria Pereira, moradora da Região, é por meio desse aviso que eles podem se preparar. “Isso pra nós ajuda bastante, a casa da minha irmã já encheu de água e com esse aviso poderemos pelo menos nos preparar”. Dessa maneira, os dados coletados devem ser incluídos no Plano de Contingência Municipal e no sistema da Defesa Civil Estadual.

A atualização do cadastro ocorre presencialmente ou por meio de ligação telefônica. Atualmente, conforme à Prefeitura, aproximadamente 400 famílias já têm o cadastro. Contudo, como explica Simone Lozeckyi, coordenadora da Defesa Civil, nesse momento o cadastro incluirá novos moradores.

“Com essas visitas verificamos se as famílias continuam nesses locais, se aumentou o número de famílias ou não. E o número de moradores por residência, e como está a situação de cada uma”. Por fim, a ação continua nos próximos dias pelos bairros da cidade. Os bairros contemplados são Jardim das Américas, Vila Carli, Morro Alto, São Cristóvão, Boqueirão e Alto Cascavel.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo