22/08/2023



Geral

Defesa Civil de Guarapuava vistoria áreas de risco

imagem-95304

Lizi Dalenogari, da Redação

Eloína Alves da Rocha Fernandes mora há mais de 50 anos na Vila Concórdia e já passou por inúmeras enchentes. “Quando o tempo fica feio e só ameaça de chover já ficamos com medo. Tenho meus netos comigo e só de pensar na água invadindo da um desespero”, conta a moradora. Foi justamente para monitorar e alertar os moradores destas áreas mais vulneráveis, que a equipe da Defesa Civil de Guarapuava se deslocou aos locais de risco neste sábado (11). A Rede Sul de Notícias acompanhou.

“Estamos monitorando todas as regiões de risco, lembrando que as áreas de risco extremos estão desabitadas desde a última enchente. Ainda temos algumas regiões complicadas devido ao acúmulo de lixo e algumas ruas com nível acima das casas, problemas estes que estão sendo resolvidos seguindo planejamento da Surg”, esclarece Rosely Haick Vitorassi, coordenadora da Defesa Civil no município.

A equipe se surpreendeu com a atitude de dois jovens na Vila  São Vicente, entre as ruas Wanda Kulka Moss e José Pedro Seleme. Alisson Castro dos Santos, 19 anos e Jean Carlos Oliveira, fizeram a limpeza da rua e a retirada de terra dos bueiros. “Estes jovens estão dando uma lição de cidadania. Muitos vão dizer que não fazem mais do que obrigação, mas quantos fazem? É admirável a atitude deles e esperamos que outros moradores se motivem e contribuam, principalmente com o cuidado em depositar o lixo em locais adequados. Infelizmente poucos tem consciência do que isso acarreta”, alerta a psicóloga Cristiane Dalposso, membro da Defesa Civil.

As áreas vistoriadas em Guarapuava foram: Vila Concórdia, prolongamento da XV de novembro; Vila São Vicente; Vila Bela, nas proximidades do Arroio do Engenho e Jardim das Américas.

Diante da previsão de mau tempo para os próximos dias, principalmente para o volume de chuva que deve cair na próxima terça-feira (14), 70 mm,  há risco de alagamentos e enxurradas, aumento dos níveis do rios (enchentes) e não se descarta a possibilidade de deslizamentos de encostas. “Sugerimos o acompanhamento dos boletins, avisos e alertas meteorológicos em nosso site e demais informações do tempo nos perfis do Simepar nas redes sociais. Siga sempre as orientações e recomendações da Defesa Civil da sua cidade ou região. E em caso de necessidade ligue 193", avisam os meteorologistas do Simepar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo