O Governo do Paraná enviou uma equipe da Defesa Civil para auxiliar os afetados pelos desastres no Litoral de São Paulo. Nesta quinta (23), o major Daniel Lorenzetto, o capitão Anderson Gomes das Neves e o cabo Silvio de Araújo Correia viajaram para ajudar em São Sebastião/SP.
De acordo com as informações, o município teve o maior número de afetados, com deslizamentos de terra que causaram a morte de 48 pessoas até o momento. Eles ficarão no Posto de Comando da cidade para dar suporte na elaboração da documentação necessária para acessar os recursos de resposta aos desastres.
Além disso, eles também podem se deslocar às demais cidades prejudicadas: Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá, Bertioga e Ilhabela. A previsão é que eles fiquem no Litoral Paulista até domingo (26).
TRABALHOS
Conforme o governo, o Paraná tem grande expertise na gestão de desastres. Isso inclui o trabalho de resposta imediata às pessoas afetadas, como no auxílio aos municípios na elaboração das declarações de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.
Com as informações dos decretos, as prefeituras conseguem ter acesso aos recursos estaduais e federais, permitindo assim a assistência humanitária e as ações de restabelecimento e reconstrução dos locais atingidos. Entre a documentação, estão formulários de avaliação de danos, mapas das áreas afetadas e relatórios sobre a intensidade do impacto social dos desastres.
Conforme o último boletim do Governo de São Paulo, 48 pessoas morreram, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. São 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados. Por fim, há 29 adultos e seis crianças hospitalizadas.
Leia outras notícias no Portal RSN.