Os advogados que defendem o ex-deputado Fernando Carli Filho protocolaram na 2ª Vara do Tribunal do Júri, um pedido para que o carro Passat alemão (ANR 0097) envolvido no acidente ocorrido em 7 de maio de 2009, seja liberado. O veículo encontra-se no pátio do Departamento de Trânsirto do Paraná (Detran), em Curitiba. A solicitação para a devloução do carro está em nome da empresa Guarapuava Diesel Comércio e Transporte de Derivados de Petróleo Ltda, de propriedade de Ana Rita Slaviero Guimarães Carli e Luiz Fernando Ribas Carli, pais do ex-deputado.
A defesa de Carli Filho entende que o ex-deputado trafegava em rua preferencial e que sua carteira de habilitação não estava suspensa.
De acordo com Elias MattarAssad, que autua como assistente de acusação representando a ´família de Gilmar Rafael Yared, vítima fatal do acidente junto com Carlos Murilo de Almeida, já foi encaminhada uma petição para que o pedido da defesa seja indeferido. Segundo o criminalista, o carro deve ficar à disposição da Justiça até o final do processo, já que na fase de julgamento pelo júri, as provas periciais podem ser repetidas e os jurados podem deliberar por examinar pessoalmente os veículos envolvidos a pedido das partes ou do Ministério Público.
O processo ainda deve seguir para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), para que os desembargadores analisem se vais er mantida a decisão que determinou que o julgamento de Carli Filho seja feito por um júri popular.